Saber usar a função Procv é um dos grandes diferenciais para quem utiliza o Excel. Sua praticidade é imensa e dominar essa fórmula, facilitará, e muito, o seu dia a dia. Sendo um atrativo a mais em seu currículo. Tanto para quem busca uma nova oportunidade como para quem almeja uma promoção profissional. E a função Procv, poderá ser um peso a seu favor.
O Procv é fundamental para criar planilhas de: controle de despesas e receitas, controle de estoque, folhas de pagamento, painéis dinâmicos, cálculos diversos e muito mais.
O Microsoft Excel por si só, possui uma infinidade de ferramentas, fórmulas e funções. Saber utilizá-las, corretamente, deixará você “expert” para criar e planilhas do básico ao avançado. E o Procv, faz parte dessa “família”.
Procv: O que faz?
O objetivo da função Procv é procurar uma “determinada informação”, na vertical, localizada em uma planilha ou pasta de trabalho que esteja “associada a essa informação a ser procurada”.
Hum … mas como assim?
Para facilitar, como exemplo, crie uma planilha no Excel, similar a imagem abaixo:

Você tem uma base de dados com: Código, Produto e Preço no intervalo de células de A4 até C8 e deseja de forma rápida, saber o preço do produto associado a um determinado código (Célula E4) na célula F4 da sua planilha. Como proceder?
Sintaxe da função Procv
Em sua sintaxe, a função Procv possui quatro argumentos:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;[procurar_intervalo])
Abaixo, você conhecerá esses argumentos para facilitar o uso:
- valor_procurado: É o valor que você deseja que a função localize em sua planilha;
- matriz_tabela: É o intervalo de células onde você deseja buscar a informação;
- núm_índice_coluna: É o número da coluna que você deseja retornar (procurar), com base no intervalo de células acima;
- procurar_intervalo: Tem duas definições “VERDADEIRO (1)” e “FALSO (0)”. Você utilizará Verdadeiro quando quiser retornar valores aproximados. Imagine procurar pelo Código 100, em sua planilha, mas, ela não tem esse código. A função retornará o código mais próximo a ele, como por exemplo, 99. Definindo como Falso (0), o Procv retorna exatamente aquilo que você está buscando, na ausência da informação, a função não retorna nada.
Procv: Localizando a informação desejada
Seguindo as informações acima, para procurar o preço do produto, você seguirá a seguinte lógica do “dialogo” abaixo:
– Você: Procv, vou digitar o código do produto C004, na célula E4!
– Procv: O que você quer eu faça?
– Você: Procure o preço do produto no intervalo de células de A4 até E8.
– Procv: Em qual coluna o preço está localizado nesse intervalo?
– Você: A coluna número 3.
– Procv: Você deseja retornar qualquer informação?
– Você: Desejo retornar exatamente (FALSO) o preço do produto a ser procurado.
Com base na “conversa” acima, você digitará um dos códigos existentes no interno de células de A4 até A8, na célula E4. Em nosso exemplo, digitaremos o código C004. Na célula F4, digite a função abaixo, observando a pontuação utilizada:
=PROCV(E4;A4:E8;3;FALSO)
Vale lembrar que quando utilizamos : (dois pontos) em qualquer função, estamos fazendo referência ao intervalo de células e quando utilizamos ; (ponto e vírgula), estamos separando algumas instruções a ser realizada pela função.

Bom, é isso. Espero que você tenha gostado e aprendido como utilizar a função Procv do Microsoft Excel. Lembrando que ao combinar outras fórmulas e funções do Microsoft Excel, você terá um Procv muito mais completo.
Aproveite e conheça os nossos Cursos de Excel Online.
Você testou o exemplo acima? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!