Calculando dias e horas no Excel - Resultado final

Umas das dúvidas mais comuns de quem utiliza o Microsoft Excel é fazer o cálculo total de horas, utilizando dias e horas ao mesmo tempo. Em nosso exemplo, você vai aprender passo a passo como calcular o total de horas, sem complicação e facilitar o seu dia a dia.

Criando a planilha para calcular o total de horas no Excel utilizando dias e horas

Crie a seguinte estrutura abaixo:

Calculando dias e horas no Excel - Criando a planilha
Calculando dias e horas no Excel – Criando a planilha

Selecionando e formatando a planilha

Para que não tenhamos nenhum problema em digitar as informações e, posteriormente, exibir e calcular o Total de Horas de forma correta, vamos precisar formatar a nossa planilha, conforme os exemplos abaixo.

Selecione as células A4 e C4, referente as datas, conforme a imagem abaixo:

Calculando dias e horas no Excel -Selecionando as datas
Calculando dias e horas no Excel – Selecionando as datas

Após selecionar as células, pressione CTRL+1, para formatar a planilha, conforme a imagem abaixo:

Calculando dias e horas no Excel - Formatando as datas
Calculando dias e horas no Excel – Formatando as datas

Repita a seleção, agora com as células B4 e D4, correspondente as horas:

Calculando dias e horas no Excel - Selecionando as horas
Calculando dias e horas no Excel – Selecionando as horas

Pressione novamente, CTRL+1, formate as horas, conforme a imagem abaixo:

Calculando dias e horas no Excel - Formatando as horas
Calculando dias e horas no Excel – Formatando as horas

E, para finalizar a nossa formatação, selecione a célula E4:

Calculando dias e horas no Excel -Selecionando a hora
Calculando dias e horas no Excel – Selecionando a hora

Agora, a nossa formatação será um pouco diferente, conforme mostra a figura abaixo:

Calculando dias e horas no Excel - Formatando a hora
Calculando dias e horas no Excel – Formatando a hora

Utilizando a formatação, “Personalizado”, no formato [h]:mm, ao aplicarmos a fórmula para calcular o total de horas com base na quantidade de dias, iremos ter a visualização correta do resultado.

Inserindo as informações para calcular o total de horas

Digite as informações na planilha, conforme o exemplo abaixo, caso queira utilizar outros valores, sinta-se a vontade:

Calculando dias e horas no Excel - Inserindo as informações
Calculando dias e horas no Excel – Inserindo as informações

Para calcularmos o total de horas, iremos realizar o cálculo abaixo, na célula E4:

Calculando dias e horas no Excel - Calculando as horas
Calculando dias e horas no Excel – Calculando as horas

O cálculo acima, calcula a diferença entre duas datas ((C4-A4)+1). O +1, conta todos os dias de 01/01/2018 à 10/01/2018, totalizando 10 dias.  Para calcularmos o total de horas trabalhados “por dia”, utilizamos a fórmula (D4-B4), onde a mesma é multiplicada pela diferença entre as datas.

O resultado final, é o apresentado abaixo:

Calculando dias e horas no Excel - Resultado final
Calculando dias e horas no Excel – Resultado final

Aproveite e conheça os nossos cursos de Excel online com aulas ao vivo. Gostou do nosso passo a passo? Compartilhe em suas redes sociais, junto aos seus amigos.