Somando usando fórmula de matriz no Excel - Fórmula Simples

Função/Fórmula de Matriz no Excel: O que é? Qual o objetivo?

Quando ouvimos falar em matriz a primeira coisa que lembramos são as nossas aulas de matemática na escola, vale lembrar que as matrizes são conceitos que estão presentes não somente na matemática, como também na engenharia, informática, tabelas financeiras e muito mais. No Excel, uma função/fórmula matricial realiza “milagres” que você nunca imaginava conseguir.

Mas, o que é matriz afinal de contas?

Matriz é uma tabela com um conjunto de M (colunas) x N (linhas) com o objetivo de retornar um determinado resultado.

E no Excel, qual o objetivo de uma fórmula matricial?

Ao utilizar uma fórmula/função matricial no Excel o objetivo é encurtar e facilitar o caminho utilizando métodos conhecidos para chegar a um objetivo, onde ao utilizar fórmulas e funções tradicionais, não seria possível.

Como usar uma função matricial no Excel?

Para usar/criar uma função matricial no Excel é bem simples. Ao concluir a escrita da sua fórmula/função, ao invés de pressionar Enter, pressione Ctrl+Shift+Enter, ao mesmo tempo, você verá que a sua fórmula digitada estará envolvido pelo simbolo de chaves ({}), indicando que foi criada uma função matricial.

Para entendermos melhor, crie a seguinte planilha abaixo:

Somando usando fórmula de matriz no Excel - Exemplo de Planilha
Somando usando fórmula de matriz no Excel – Exemplo de Planilha

Dê um clique na célula D3 da planilha e digite a função, conforme o exemplo:

Somando usando fórmula de matriz no Excel
Somando usando fórmula de matriz no Excel

Ao finalizar, ao invês de pressionar Enter, pressione ao mesmo tempo CTRL+Shift+Enter. Automaticamente, o Excel somará o Total Geral da nossa planilha e você perceberá que ao clicar na mesma célula D3 e olhar na barra de fórmulas, a escrita da função estará dessa forma: {=SOMA(B6:B10*C6:C10)}, indicando que foi criada uma função de matriz no Excel, conforme a imagem abaixo:

Somando usando fórmula de matriz no Excel - CTRL+Shift+Enter
Somando usando fórmula de matriz no Excel – CTRL+Shift+Enter

O exemplo anterior, seria o mesmo que calcularmos o Total de cada produto, conforme as imagens abaixo:

Somando usando fórmula de matriz no Excel - Fórmula Simples
Somando usando fórmula de matriz no Excel – Fórmula Simples

 

Somando usando fórmula de matriz no Excel - Total
Somando usando fórmula de matriz no Excel – Total

E, posteriormente, calcular o Total Geral, somando os valores caliculados anteriormente, =SOMA(D6:D10), conforme o exemplo abaixo:

Somando usando fórmula de matriz no Excel - Total
Somando usando fórmula de matriz no Excel – Total

E o nosso resultado, será o mesmo, a única diferença que os passos para chegarmos a ele, foram “maiores”.

Somando usando fórmula de matriz no Excel - Total
Somando usando fórmula de matriz no Excel – Total

A grande vantagem de utilizar uma função/fórmula de matriz no Excel é a possibilidade de combinar várias fórmulas e chegar a um resultado que tradicionalmente, não seria possível. A sua desvantagem é que em planilhas extensas, com milhares de linhas e colunas você poderá ter uma eventual lentidão no uso de sua planilha.

Para baixar o exemplo utilizado, clique aqui e não esqueça de compartilhar essa dica em suas redes sociais.