Algumas pessoas têm facilidade em cálcular porcentagem no Excel usando fórmulas, outras, nem tanto. Pensando nisso, fizemos um passo a passo para você aprender a fazer planilhas para calcular porcentagem. Portanto, independente do seu conhecimento você aprenderá a fazer cálculos percentuais de forma bem prática, usando o Excel.
Dessa forma, será possível aprender a fazer fórmulas de percentuais no Excel como:
Lembrando que em nossos exemplos, iremos utilizar fórmulas e referências de células do Excel para realizar os cálculos percentuais.
Caso você tenha dúvidas de como fazer uma planilha e de usar corretamente as suas fórmulas básicas, temos um passo a passo para você aprender como dar os primeiros passos e usar o Excel. Além disso, se o seu objetivo é aprender Procv no Excel, este tutorial irá lhe ajudar.
Dica: Antes de tudo, ao acompanhar o nosso tutorial, talvez, acreditamos que você tenha visto outros passo a passo similares a esse, abordando um formato diferente de realizá-lo. O que acontece é que para chegar ao objetivo final, ou seja, efetuar o cálculo de porcentagem, com toda a certeza, existem sim, várias maneiras de podermos chegar ao mesmo resultado. Em nossos exemplos, trabalharemos sempre com referências a células no Excel.
Quer saber o que você aprenderá em nosso passo a passo? Clique em um dos tópicos do sumário abaixo e vá direto ao assunto desejado:
Dica: Sempre que você digitar uma fórmula em nosso exemplo, pressione Enter e clique na célula onde a fórmula foi digitada, passe o mouse no canto inferior direito da célula e dê dois cliques rápidos, quando o cursos ficar no formato de uma cruz sem ponta, para que a fórmula seja completada para as demais linhas da planilha, conforme a imagem abaixo:
Dica: Utilizaremos os seguintes operadores matemáticos:
- + -> Adição
- – -> Subtração
- * -> Multiplicação
- / -> Divisão
Dica: Para finalizar, quando utilizarmos $ em algum dos nossos exemplos, significa que estamos travando uma determinada célula, como por exemplo =$A$1. Desse forma, dizemos para o Excel, copiar o mesmo valor localizado na célula $A$1 para as demais linhas da nossa planilha, quando o objetivo for completar a fórmula.
Agora, mãos a obra, ou melhor, no teclado.
Em nosso exemplo, temos uma planilha, com o objetivo de calcular o valor do FGTS, tendo como base a alíquota do mesmo. As seguintes colunas fazem parte do tutorial: Salário Bruto, FGTS e o Salário Líquido. E, também, temos uma célula (B3) que informa o percentual do FGTS a ser descontado do Salário Bruto. O que devemos fazemos nessa planilha é calcularmos o FGTS e com base nele, efetuarmos o cálculo do Salário Líquido, de forma bem simplificada.
Para calcularmos o valor do FGTS, com base na alíquota de 8%, clique na célula B6 e digite a fórmula abaixo:
Para o cálculo do Salário Líquido, extraindo o valor do FGTS, clique na célula C6 e digite a seguinte fórmula:
Pronto. Complete a fórmula para as demais linhas, sua planilha ficará similar ao exemplo abaixo:
Em nosso segundo exemplo, temos a mesma planilha, com o objetivo de calcular a alíquota do FGTS, com as seguintes colunas: Salário Bruto e Salário Líquido, dessa vez, não temos a coluna FGTS. O objetivo aqui é efetuarmos o cálculo direto do Salário Líquido, já descontado o FGTS de 8%. Similar a planilha anterior, temos também, uma célula (B3) que informa o percentual do FGTS a ser descontado.
Para o cálculo do Salário Líquido, já descontado o FGTS, clique na célula B6 e digite a seguinte fórmula:
Sua planilha ficará igual ao exemplo abaixo:
Pronto. Complete a fórmula para as demais linhas, sua planilha ficará similar ao exemplo abaixo:
Em nosso próximo exemplo, temos uma planilha, com o objetivo de calcular a comissão, com as seguintes colunas: Salário Bruto, Vendas, Comissão e Salário + Comissão. E, também, temos uma célula (B3) que informa o percentual da comissão (10%). a ser calculado. O que devemos iremos aprender nessa planilha é como calcularmos a comissão e com base nela, efetuarmos a soma do Salário + Comissão.
Para calcularmos o valor da comissão, com base no percentual de 10%, clique na célula B6 e digite a fórmula abaixo:
Para o cálculo do Salário + Comissão, clique na célula C6 e digite a seguinte fórmula:
Pronto. Complete a fórmula para as demais linhas, sua planilha ficará com os resultados abaixo:
O que devemos fazer na planilha abaixo, é calcularmos o Salário + Comissão diretamente na célula, B6 da nossa planilha, com base nas Vendas e o percentual da comissão, localizada na célula B3.
Para calcularmos o valor da comissão diretamente com o salário, com base no percentual de 10%, clique na célula B6 e digite a fórmula abaixo:
Pronto. Complete a fórmula para as demais linhas, o resultado do cálculo do salário, incluso a comissão, ficará como o exemplo abaixo:
Agora, o nosso objetivo é calcularmos a proporção percentual no Excel. Em resumo, a proporção tem o objetivo de comparar grandezas proporcionais.
Para o nosso exemplo vamos utilizar a planilha abaixo como modelo, onde temos as seguintes colunas: Estádios, Capacidade, Público. O objetivo é sabermos qual proporção de ocupação de cada um dos estádios, na célula D6, com base nas informações anteriores.
Antes de mais nada, para não termos problema, vamos formatar para valores percentuais o intervalo de células de D6 até D10, conforme a imagem abaixo:
Agora, para efetuarmos o cálculo proporcional o procedimento é bem simples, clique na célula D6 e digite a fórmula abaixo:
Pronto. Complete a fórmula para as demais linhas, sua planilha ficará similar ao exemplo abaixo:
A variação percentual é uma maneira de demonstrar a diferença percentual entre dois valores. Geralmente, ela é usada para mostrar a evolução desses números. Podendo ao seu final, ter um resultado positivo ou, até mesmo, negativo.
Para que possamos aprender a variação percentual no Excel, digite a seguinte planilha abaixo:
Agora, para efetuarmos o cálculo da variação percentual no Excel, clique na célula C4 e digite a fórmula abaixo:
Usando os valores informados, o resultado será negativo, pois o valor do mês seguinte (Fevereiro) foi menor do que o do anterior (Janeiro). Experimente, alterando os valores dos meses e veja o comportamento do resultado final.
Para finalizar os nossos exemplos, objetivo agora é calcularmos quanto um número equivale do total geral no Excel, no caso, iremos calcular a porcentagem do total, conforme o exemplo abaixo:
Como pôde perceber a coluna % Capacidade foi acrescentada entre Capacidade e Público, a coluna % Ocupação, deu lugar para a % Público e foi acrescentada a Linha Total (Linha 9), em nosso exemplo.
Antes de mais nada, para não termos problema, vamos formatar para valores percentuais duas colunas (% Capacidade e % Público), selecionando o intervalo de células de C4 até C8 e de E4 até E8, conforme a imagem abaixo:
Feito o procedimento acima, digite as seguintes fórmulas abaixo nas respectivas células. Lembre-se que ao digitar cada fórmula apresentada, pressione Enter e complete as colunas C e E, dentro dos intervalos de C4 até C8 e de E4 até E8.
Sua planilha, terá as seguintes fórmulas:
Pronto. Agora é só completar para as demais. E o resultado final será o mostrado abaixo:
Fazer uma planilha para calcular a porcentagem no Excel é simples. Os conceitos e fundamentos utilizados foram os matemáticos, é claro que com algumas adaptações do Excel, como o uso de referência de células para que pudesse trabalhar adequadamente.
Nos exemplos mostrados anteriormente, foi possível aprender a calcular:
E você, já havia feito inúmeros cálculos de porcentagem dessa forma?
Gostou da nossa dica? Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe “Aprenda como calcular porcentagem no Excel“, nas redes sociais. Dessa forma, ajude-nos a criar novos conteúdos para você aprender Excel online e extrair o máximo desse fantástico aplicativo.
Baixe a planilha exemplo de porcentagem no Excel, clicando aqui.
Atualmente, o Power Query desempenha um papel fundamental no processo de preparação e transformação de…
O Excel é um software de planilha desenvolvido pela Microsoft. Inclusive, ele faz parte do…
Em algumas situações ao usarmos o Excel, podemos nos deparar com os caracteres "####" em…
Uma das maiores dúvidas de quem utiliza o Excel é saber qual a versão que…
Você sabia que é possível contar a quantidade de caracteres ou de palavras em uma…
A Tabela Dinâmica, também conhecida como Pivot Table, é um recurso muito poderoso presente no…
Copyright © 2016-2022 Cursos de Excel Online. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.197.994/0001-92 - Mapa do Site | Termos e condições de uso - Desenvolvido por: RHB Informática