Quando ouvimos falar em matriz a primeira coisa que lembramos são as nossas aulas de matemática na escola, vale lembrar que as matrizes são conceitos que estão presentes não somente na matemática, como também na engenharia, informática, tabelas financeiras e muito mais. No Excel, uma função/fórmula matricial realiza “milagres” que você nunca imaginava conseguir.
Matriz é uma tabela com um conjunto de M (colunas) x N (linhas) com o objetivo de retornar um determinado resultado.
Ao utilizar uma fórmula/função matricial no Excel o objetivo é encurtar e facilitar o caminho utilizando métodos conhecidos para chegar a um objetivo, onde ao utilizar fórmulas e funções tradicionais, não seria possível.
Para usar/criar uma função matricial no Excel é bem simples. Ao concluir a escrita da sua fórmula/função, ao invés de pressionar Enter, pressione Ctrl+Shift+Enter, ao mesmo tempo, você verá que a sua fórmula digitada estará envolvido pelo simbolo de chaves ({}), indicando que foi criada uma função matricial.
Para entendermos melhor, crie a seguinte planilha abaixo:
Dê um clique na célula D3 da planilha e digite a função, conforme o exemplo:
Ao finalizar, ao invês de pressionar Enter, pressione ao mesmo tempo CTRL+Shift+Enter. Automaticamente, o Excel somará o Total Geral da nossa planilha e você perceberá que ao clicar na mesma célula D3 e olhar na barra de fórmulas, a escrita da função estará dessa forma: {=SOMA(B6:B10*C6:C10)}, indicando que foi criada uma função de matriz no Excel, conforme a imagem abaixo:
O exemplo anterior, seria o mesmo que calcularmos o Total de cada produto, conforme as imagens abaixo:
E, posteriormente, calcular o Total Geral, somando os valores caliculados anteriormente, =SOMA(D6:D10), conforme o exemplo abaixo:
E o nosso resultado, será o mesmo, a única diferença que os passos para chegarmos a ele, foram “maiores”.
A grande vantagem de utilizar uma função/fórmula de matriz no Excel é a possibilidade de combinar várias fórmulas e chegar a um resultado que tradicionalmente, não seria possível. A sua desvantagem é que em planilhas extensas, com milhares de linhas e colunas você poderá ter uma eventual lentidão no uso de sua planilha.
Para baixar o exemplo utilizado, clique aqui e não esqueça de compartilhar essa dica em suas redes sociais.
Atualmente, o Power Query desempenha um papel fundamental no processo de preparação e transformação de…
O Excel é um software de planilha desenvolvido pela Microsoft. Inclusive, ele faz parte do…
Em algumas situações ao usarmos o Excel, podemos nos deparar com os caracteres "####" em…
Uma das maiores dúvidas de quem utiliza o Excel é saber qual a versão que…
Você sabia que é possível contar a quantidade de caracteres ou de palavras em uma…
A Tabela Dinâmica, também conhecida como Pivot Table, é um recurso muito poderoso presente no…
Copyright © 2016-2022 Cursos de Excel Online. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.197.994/0001-92 - Mapa do Site | Termos e condições de uso - Desenvolvido por: RHB Informática